top of page

Construção de Marca: A história da MU! 🐮

Foto do escritor: Mateus BoeriMateus Boeri
Logo da Mu Shoes sobre uma parede verde

Branding não é apenas sobre criar uma identidade visual atraente, é sobre construir uma história, uma conexão emocional e uma promessa consistente para seus clientes. Minha jornada com a MU SHOES na construção de marca, é um exemplo perfeito de como o branding pode ser um desafio, mas também uma poderosa ferramenta de transformação.


Como surgiu a ideia da MU SHOES?


Pra quem não sabe, minha carreira como designer se iniciou com produtos. Sim, eu desenhava sapatos e trabalhei para grandes marcas do setor. Posso dizer que foi uma carreira muito bem-sucedida, até prêmios de design eu ganhei. :)


Eu e a Letícia nos conhecemos em um concurso de design de calçados lá em 2014 e começamos a namorar logo em seguida. Naquela época, eu ainda morava no RS, na cidade de Sapiranga, uma região onde a principal atividade é a produção de calçados. Também nessa mesma época, tinha terminado uma pós-graduação em construção de marcas.


Em 2015, eu e a Letícia nos mudamos para Florianópolis, terra natal dela. Lá, me vi com o desafio: o que fazer em Florianópolis, sendo que eu desenhava sapatos? A resposta lógica foi criar uma marca de sapatos, e dessa ideia surgiu a MU.


Sandália, Bolsa e Tênis Mu Shoes

A MU surgiu da necessidade de criar coisas diferentes com apelo sustentável, favorecendo a mão de obra local e que tivesse uma comunicação divertida. Tanto eu como a Letícia éramos totalmente da criação, sonhadores, e colocamos esse sonho em ação.


Por que MU?


Queríamos um nome curto, simpático e que criasse uma personalidade, que fosse a voz da marca. Assim, criamos a identidade da marca com a própria mascote, uma vaquinha.

Identidade Visual da Mu Shoes sendo construída

Lese Pierre, designer ajudou na construção da Identidade Visual da Marca.


Fizemos vários experimentos de lettering e de formas.

Experimentos de lettering e forma

Chegamos a um resultado muito foda: a silhueta do logo tem um formato de uma vaquinha pastando, o M e o U formam a vaca e o “shoes” a grama.

Logo da Mu Shoes

Os desafios do branding e como superamos


Pensamos em tudo, desenhamos tudo, estruturamos, fabricamos e vendemos. Sabe aquele ditado “cobra o escanteio e sai correndo para cabecear”? Essa era a vida de empreender nesse negócio.


Sapato mais desenhos em aquarela de abacaxi Mu Shoes

Aquarelas feitas pela Letícia para criação das estampas.


A Campanha “Flavor of Summer”


Criamos uma campanha que refletia bem as estampas desenhadas, o clima descontraído e o “made in Floripa” como cenário.


Campanha flavor of summer Mu Shoes.


Mão de obra local


Tínhamos a preocupação de incentivar a mão de obra local, por isso escolhemos uma empresa de São João Batista, uma cidade a 70 km de Florianópolis.


Sapatos em produção Mu Shoes

Fabrica em São João Batista.


Bora vender!


Depois de tudo criado, precisávamos vender. Além do nosso e-commerce, fizemos uma feira de verão em Florianópolis. Foram 60 dias de feira, e os estandes eram todos padrões, brancos, bem sem graça. Resolvemos inovar no PDV, revestimos as paredes com chapas de madeira reciclada, decoramos e nos preocupamos com os detalhes. Sem modéstia, era o estande mais bonito da feira.

Estande com sapatos e sócios da Mu Shoes

Feira no Ilha Shopping Florianópolis.


Pontos de venda


Pós-feira, passamos a revender nossos produtos em duas lojas de Florianópolis, a Tienda de Ideias na Lagoa da Conceição e a Miss Guadalupe, no Centro. Lojas escolhidas a dedo, pois tinham a ver com o propósito da marca. Desde o início nos preocupamos com como os produtos seriam expostos. O PDV da MU foi bem pensado para chamar a atenção dos consumidores.

Vitrine da loja com sapatos e bolsas da Mu Shoes

Tienda de Ideias, Lagoa da Conceição, Florianópolis.


A arte de errar


Um dos maiores aprendizados como marca nesse processo foi lidar com o erro. Eu tinha o desejo da perfeição, de que tudo precisava estar perfeito – as cores, as formas, o atendimento, os produtos, os vídeos – porém, era uma empresa de duas pessoas, com percepção de marca de 200 pessoas, e a carga foi alta.


Carimbo da Mu sobre a mesa

O fim da MU SHOES e o legado do branding


A marca permaneceu por quase 5 anos e deixou de existir, mas o conhecimento, ahh esse ficou! Cada erro, cada acerto, tudo se transformou em aprendizado. Dessa experiência de branding, de negócio, de marca, vivido na pele, construiu o que hoje é minha principal habilidade: construir marcas autênticas.


Hoje, quando entro em processos de construção de marcas com meus clientes, consigo perceber direitinho em qual estágio o empreendedor se encontra. Muitas vezes, estimulo esses empreendedores a errarem, a exercitarem a marca antes de querer o perfeito. Muitas vezes, do erro conseguimos transformar em algo muito melhor e autêntico. Portanto, se posso deixar um aprendizado aqui é: errem e estejam abertos a mudanças. Pois uma marca é viva e é sobre pessoas.

Mateus segurando um abacaxi na mão

Assim como segurar um abacaxi, construir uma marca tem seus desafios, mas a recompensa é sempre doce. 🍍



Conclusão


A experiência com a MU SHOES foi uma jornada de muitos desafios e aprendizados. Embora a marca não exista mais, as lições que ela deixou são inestimáveis. A criação da MU me ensinou sobre a importância de criar diferencial e, acima de tudo, da resiliência. Continuo aplicando essas lições no meu trabalho atual, ajudando outros empreendedores a construir suas marcas de maneira autêntica e sustentável.



Lições de Branding da MU SHOES


Autenticidade: Permita que sua verdadeira essência brilhe através de tudo o que você faz.

Inovação: Encontre seu diferencial e esteja sempre aberto a novas ideias e abordagens.

Resiliência: Aprenda com os erros e continue evoluindo.







bottom of page